terça-feira, 14 de junho de 2011

Como funciona a educação online no Brasil

Introdução

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC) revelam que os cursos online tiveram grande expansão no Brasil durante os últimos anos: cresceram 571% entre 2003 e 2006, passando de 52 para 349. O número de estudantes matriculados também teve um salto significativo: de 49 mil, em 2003, para 207 mil, em 2006, o que corresponde a um acréscimo de 315%.

O que é educação à distância
Educação a Distância é a modalidade educacional em que os processos de ensino  e aprendizagem ocorrem com a utilização de diversos meios e tecnologias de informação  e comunicação (textos, vídeos, fóruns, podcasts, bate-papos etc).
Essa modalidade de educação obteve respaldo legal com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394, de 20/12/1996). No entanto, há registros de experiências de ensino não presencial desde o século 18, através de correspondências. No Brasil, a EAD (Educação a Distância) foi introduzida através de instituições como o Instituto RádioMonitor (1939) e o Instituto Universal Brasileiro (1941). Com a evolução tecnológica,  o método passou a ser  oferecido por meios de maior interatividade (rádio e televisão) até chegar à Internet.

 Segundo o MEC, a maior parte das instituições que oferece EAD é de pequeno porte (67,5% das 2.270 instituições que participaram do censo de 2006).             

O censo do MEC revelou, ainda, que os cursos online (educação superior a distância) ocorrem em todos os Estados do Brasil. Além dos cursos referendados pelo MEC, a Internet oferece inúmeras possibilidades para a formação online, como os  treinamentos coorporativos e aulas de culinária, de idiomas, de moda e de informática, entre uma infinidade de outras.


Estudo online
Istock
Cursos oferecidos por instituições estrangeiras também podem ser reconhecidos no Brasil. Para que isto ocorra é necessário que o diploma seja validado por uma instituição credenciada pelo MEC, que ofereça o mesmo curso. Há, inclusive, cursos chamados “sanduíches”, que têm 50% de seus programas oferecidos no Brasil, na modalidade presencial, e o restante orefecido por uma instituição estrangeira, pela Internet, na modalidade a distância.
Com essa perquisa podemos concluir que a educação on line está cada dia mais presente na vida dos estudantes.
http://pessoas.hsw.uol.com.br/curso-online-brasil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário